sexta-feira, 6 de maio de 2011

SONS DE CANUDOS – CIRCULAÇÃO



“SONS DE CANUDOS - CIRCULAÇÃO” é um projeto de circulação que revela a música tradicional e secular da histórica cidade de Canudos, representado por três grupos populares do município deste sertão. As apresentações serão realizadas em três municípios, Monte Santo, Jacobina e Conde e deverão acontecer nos Coretos Municipais ou no meio das Feiras públicas municipais, no período de 23 a 28/05/11. As apresentações serão precedidas de Aulas espetáculo, que deverão ser realizadas nas escolas públicas municipais/estaduais, onde os Mestres, Músicos e o Coordenador geral do projeto, Marcelo Rabelo, irão fazer promover uma conversa e uma explanação sobre a musicalidade do sertão de Canudos e, ao final, deverão demonstrar alguns ritmos tradicionais em seus instrumentos, além de se buscar uma interação com os alunos presentes.

Os conjuntos que participarão do projeto são: 1) Landinho Pé de Bode, último tocador de sanfona de oito baixos do município e que irá mostrar uma variedade de ritmos antigos e variados, tais como a rancheira, mazurca e o arrasta pé; 2) Banda de Pífanos de Bendegó, com suas flautas, zabumba e caixa artesanais e que revelam a presença africana e indígena nesta área sertaneja traduzidas através de ritmos como o lundu, o batuque e a retirada; 3) Zabumba de Canudos Velho, conjunto familiar formado por cinco jovens irmãos da comunidade de Canudos Velho e que representam a continuidade das tradições culturais deste local histórico.


Projeto Sons de Canudos

Release Resumido
Sons de Canudos é um projeto que tem o propósito de garantir a continuidade das tradições culturais existentes no sertão da Bahia, a partir da valorização de sua cultura popular e das comunidades envolvidas. Iniciado em 1994, já registra diversas apresentações, mostras de cinema, participações em mostras culturais, festivais pelo Brasil, como também já produziu sete Cds, vídeos, cordéis, exposições, além da realização de oficinas de arte e promoção de encontros de cultura. Em 2007, o Projeto foi premiado pelo Minc com o Prêmio Culturas Populares - Mestre Duda e no ano de 2008 foi selecionado pela Secretaria de Cultura da Bahia como Ponto de Cultura, onde além das atividades já desenvolvidas, passou a promover cursos de alfabetização para adultos e oficinas de audiovisual. No ano de 2010 recebeu o concorrido Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do IPHAN/Ministério da Cultura, na categoria Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial, sendo esta comenda a mais importante no que tange ao patrimônio cultural brasileiro.

Landinho Pé de Bode

Release Resumido
Landinho Pé de Bode é natural de Canudos Velho, tendo aprendido a tocar desde jovem as modas típicas do povo do sertão com seu pai, Justino Anselmo, antigo tocador de sanfona de oito baixos da velha cidade de Canudos. Landinho é o último tocador de pé de bode (sanfona de 8 baixos) da cidade de Canudos, conhecedor das tradições sertanejas e domina diversos ritmos, como a mazurca, o arrasta pé, o chorinho, a rancheira, todos eles presentes no seu repertório instrumental. Em 2004 gravou seu primeiro Cd, intitulado Canudos Velho e em 2011 está lançado seu segundo trabalho, Choro do Véio. Em 2010 foi reconhecido como Mestre pelo Ministério da Cultura e atualmente é um dos maiores representantes das culturas populares do sertão da Bahia.

Landinho Pé de Bode_Sanfona de 8 baixos
Zé Urubu_Zabumba
Gilson_Triângulo
Bibito_Pandeiro






Banda de Pífanos de Bendegó

Release Resumido
Integrantes de uma mesma família natural de Canudos Velho, sertão da Bahia - local onde Antonio Conselheiro (1830-1897) ergueu o povoado de Bello Monte – Bibito e Gobira (gaitas), Gilson (zabumba) e Guinho (caixa), creditam ao avô Miguel, que morreu aos 108 anos, a herança familiar de tocar gaita. Com instrumentos fabricados artesanalmente pelo Mestre Gobira, tocam ritmos comuns na região: lundu, batuque, retirada e marcha. Referência musical no ensino público dos municípios do sertão baiano, a banda tem três CDs gravados, já recebeu diversos prêmios nacionais, se apresentou em alguns estados pelo Brasil, além de nestes anos ter difundido e ensinado sua arte em comunidades do sertão baiano.

Bibito_Gaita
Gobira_Gaita
Gilson_Zabumba
Guinho_Caixa


Zabumba de Canudos Velho

Release Resumido
O grupo é formado por cinco jovens irmãos, pescadores e que vivem em Canudos Velho (BA) - local onde Antônio Conselheiro ergueu o povoado de Bello Monte. Apresentam-se desde criança acompanhando o pai Gobira, integrante da Banda de Pífanos de Bendegó, durante os festejos de São Pedro (padroeiro local) e Nossa Sra das Graças em Bendegó e creditam aos mais velhos a arte de tocar nos conjuntos de Zabumba. Conjunto tradicional instrumental típico do nordeste brasileiro e integrante do Ponto de Cultura Sons de Canudos, que vem apoiando as culturas populares desta região, é composto de duas flautas, zabumba e caixa. Em 2006 tiveram participação importante no filme Zabumba, dirigido por Marcelo Rabelo e neste ano de 2011 se preparam para gravar seu primeiro Cd.

Quiquio_Gaita
Guinho_Gaita
Gilson_Zabumba
Dão_Caixa
Guri_Caixa


Fotos da Circulação 



Nenhum comentário:

Postar um comentário